Operação militar especial russa

Ucrânia perde metade dos Leopard da Finlândia, mas Alemanha diz que não pode substituir cada tanque

As tropas ucranianas perdem metade dos veículos blindados de desminagem (Leopard2R), que Helsinque transferiu para Kiev, informou o jornal finlandês Helsingin Sanomat.
Sputnik
Anteriormente, segundo informação não confirmada, foi declarado que três veículos Leopard 2R, que a Finlândia havia transferido para a Ucrânia, haviam sido destruídos. Helsinque transferiu seis máquinas de desminagem baseadas no tanque alemão Leopard 2.
Como escreve Helsingin Sanomat, o verificador dos fatos confirmou a autenticidade das imagens da região de Zaporozhie, na qual os veículos finlandeses destruídos foram registrados.
Por sua vez, o Ministério da Defesa da Finlândia, na segunda-feira (12) em conversa com YLE, se recusou a comentar a destruição na Ucrânia de veículos de combate transferidos para Kiev como parte da assistência militar.
Desde fevereiro de 2022, a Finlândia entregou 16 pacotes de ajuda militar à Ucrânia, no valor de cerca de 1,1 bilhão de euros (R$ 5,78 bilhão).
Ao mesmo tempo, outra aliada ucraniana e fornecedora de ajuda militar, a Alemanha diz que não pode substituir cada tanque Leopard que a Ucrânia perde, mas a oferta dos reparados aumentará, afirmou o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, para RTL Direkt.

"Não dá para substituir cada tanque que agora é retirado do combate. Mas o que vamos fazer [...] é aumentar as entregas de tanques Leopard 1A5 reparados a partir de julho. E no final do ano haverá mais de 100", disse Pistorius, falando sobre os tanques Leopard 2 recentemente destruídos.

De acordo com o ministro, esta é a natureza do conflito - pessoas morrem e armas e tanques são destruídos. Por isso, "nosso apoio é tão importante para a Ucrânia", enfatizou ele.
Por sua vez, o Ministério da Defesa da Rússia informou que quatro tanques Leopard e cinco veículos de combate de infantaria Bradley foram destruídos em uma tentativa da ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia nas direções do sul de Donetsk e Zaporozhie. Os combatentes russos repeliram ataques inimigos.
Operação militar especial russa
Ucrânia falha ao tentar contra-atacar na região de Zaporozhie, diz mídia
Comentar