Multimídia

Magnífico como Mao: líder da nação chinesa Xi Jinping celebra 70 anos

A mídia chinesa prefere manter em segredo a data exata de nascimento de Xi Jinping, limitando-se a mencionar só o mês de junho. No entanto, ele recebe felicitações oficiais no dia 15.
Sputnik
Xi governa a China desde 2012, mas ficou claro que ele ficaria no comando do país ainda em 2008, quando assumiu o cargo de vice-presidente da República Popular da China. E, em geral, alguns analistas ocidentais têm seguido seu caminho até o poder quase desde a infância – afinal, ele nasceu na família de um companheiro de Mao.
O líder chinês percorreu um longo caminho para alcançar o status do "núcleo governante". A experiência impressionante em uma ampla variedade de posições – em diferentes partes do país – deu a Xi Jinping a reputação de quem está familiarizado com as necessidades e aspirações do chinês comum.
Entretanto, o líder russo, Vladimir Putin enviou uma carta de felicitação ao líder chinês por ocasião do seu 70º aniversário e expressou esperanças de continuar o diálogo construtivo e o trabalho conjunto nos assuntos atuais das agendas bilateral, regional e internacional pelo bem dos povos da Rússia e da China.
1 / 20

Pessoas em frente de imagens do presidente chinês Xi Jinping no museu do Partido Comunista da China em Pequim.

2 / 20

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, numa recepção solene na Câmara Granovitaya do Kremlin de Moscou, em 21 de março de 2023.

3 / 20

O príncipe britânico Andrew, duque de York, segundo à esquerda, o chanceler britânico George Osborne e o presidente chinês Xi Jinping no Centro Hamlyn de Robótica Médica, durante uma visita ao Imperial College London, em 2015.

4 / 20

Grupo de pessoas tira fotos na frente de retratos de líderes chineses.

5 / 20

O presidente chinês Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, em 2014.

6 / 20

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, cumprimenta o presidente da China, Xi Jinping, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.

7 / 20

O presidente da China, Xi Jinping, recebe um hongi, uma tradicional saudação maori, de um guerreiro maori durante uma cerimônia de boas-vindas na Casa do Governo em Wellington, em 2014.

8 / 20

O presidente da China, Xi Jinping, faz uma reverência antes de discursar em uma cerimônia para comemorar o 90º aniversário da fundação do Exército de Libertação Popular, em 2017.

9 / 20

Rick Kimberley, é um agricultor americano que opera dois empreendimentos agrícolas na China. Ele traçou a decisão de lançar essas operações para um dia em fevereiro de 2012 receber a visita em sua fazenda em Iowa de um importante chinês, Xi Jinping.

10 / 20

Estudantes universitários agitam bandeiras nacionais enquanto assistem ao discurso de abertura de Xi Jinping no 19º Congresso do Partido Comunista em Huaibei.

11 / 20

Líderes dos países-membros do BRICS no Centro Internacional de Exposições INTEX, em Osaka, 28 de junho de 2019.

12 / 20

Placas de homenagem com imagens do presidente chinês Xi Jinping, à esquerda, e do falecido líder chinês Mao Zedong.

13 / 20

O presidente dos EUA, Barack Obama, e o presidente chinês, Xi Jinping, cumprimentam alunos das escolas.

14 / 20

O presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping após o fim das negociações russo-chinesas em Moscou, em 2023.

15 / 20

O líder chinês e sua esposa Peng Liyuan recebem o presidente belarusso Aleksandr Lukashenko com seu filho Nikolai em 2015.

16 / 20

O presidente chinês Xi Jinping se reúne com minorias étnicas, em 9 de setembro de 2020.

17 / 20

O presidente chinês Xi Jinping no pódio dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, em 18 de janeiro de 2017.

18 / 20

O líder chinês canta durante o grande show de variedades como parte de uma cerimônia marcando o 20º aniversário da entrega de Hong Kong à China em 2017.

19 / 20

Tela de TV em um shopping de Pequim exibindo a cobertura nas notícias da televisão estatal chinesa da visita do presidente chinês Xi Jinping a Hong Kong.

20 / 20

O vice-presidente chinês Xi Jinping alimenta cisnes durante sua visita ao lago Balaton, na Hungria, em 17 de outubro de 2009.

Comentar