Os sauropodomorfos são um clado carismático de dinossauros conhecido por seus pescoços longos e caudas longas. Os saurópodes estavam entre os maiores animais a andar na Terra, e incluíam criaturas bem conhecidas como o braquiossauro, diplodoco, apatossauro, brontossauro, argentinossauro e titanossauro.
Alguns desses grandes dinossauros podem exceder 70 toneladas de peso. Agora, os pesquisadores descobriram um parente inicial desses gigantes que era menor do que até mesmo um ser humano, atingindo apenas 70 quilos de peso.
Os cientistas concluíram anteriormente que o único osso da pata dianteira pertencia a um Massospondylus juvenil. No entanto, a nova pesquisa indica que o osso é de uma espécie previamente desconhecida, e que o indivíduo a que pertencia era um adulto totalmente crescido.
Embora uma nova espécie não possa ser descrita com base em um único osso, a pesquisa sugere que os primeiros ancestrais dos sauropodomorfos foram mais diversos do que qualquer um percebeu. O osso recém-descoberto provavelmente pertencia a um dos menores sauropodomorfos que já viveu.
Nosso novo artigo sobre o menor sauropodomorfo jurássico adulto saiu no RSocPublishing! Apesar de pequeno, este dinossaurinho conta-nos uma história poderosa sobre a evolução da massa corporal no clado!
A doutora Kimberley Chapelle, autora principal de um estudo no osso, diz que, "até agora, nós não sabíamos que os sauropodomorfos primários contavam com exemplares tão pequenos, assim que os esqueletos menores eram considerados de bebês".
O fóssil foi descoberto em 1978 na África do Sul, dentro de rochas datadas entre 201 milhões e 174 milhões de anos atrás. Os dinossauros desta época surgiram após o evento de extinção do Triássico-Jurássico, que ocorreu entre 251 milhões e 201 milhões de anos atrás.
O evento de extinção foi o mais severo já registrado na história do planeta e é conhecido como Grande Morte, ou a Extinção do Permiano-Triássico, onde cerca de 80% de toda a vida terrestre e marinha do planeta foi dizimada.