"O exercício tático internacional Platinum Wolf 23 começou hoje na base Sul, perto da cidade de Bujanovac, dele participam militares do Exército da Sérvia e de outras nove nações", diz o comunicado.
As manobras organizadas pelo Exército sérvio e pelo Comando Europeu das Forças Armadas dos EUA (EUCOM) continuarão até 27 de junho.
O objetivo do exercício, segundo o ministério, é "desenvolver a interoperabilidade e a compreensão mútua entre as forças armadas dos países parceiros durante operações de apoio à paz em um ambiente multinacional".
Durante as próximas duas semanas, oficiais, suboficiais e soldados da Bósnia e Herzegovina, Reino Unido, Grécia, Itália, Hungria, Romênia, Estados Unidos, Macedônia do Norte e Sérvia – cerca de 600 no total – praticarão táticas, técnicas e procedimentos de operações de manutenção da paz com foco no uso de armas não letais.
Isso inclui guerra urbana, defesa de base, controle de multidões e organização de postos de controle.
Oficiais do Exército sérvio, juntamente com o EUCOM, já realizaram um curso de cooperação tática civil-militar no final de abril.
O curso foi organizado pelo Departamento de Cooperação Civil-Militar do Estado-Maior do Exército da Sérvia.
O curso foi conduzido por uma equipe mista de instrutores das Forças Armadas da Sérvia e dos EUA, além de palestrantes convidados do Setor para Situações de Emergência do Ministério do Interior da Sérvia.
O exercício é realizado em meio a tensões entre a Sérvia e o Kosovo, envolvendo os sérvios do Kosovo e as autoridades do país apoiadas pelas forças da OTAN.
Entretanto, os exercícios nesse formato são tradicionalmente realizados há nove anos, desde 2014. Muitos dos vizinhos da Sérvia, como Bósnia e Herzegovina, Romênia, Macedônia do Norte, Eslovênia, Sérvia, Grécia e Hungria, além da Itália, dos EUA e do Reino Unido, participam dos exercícios.