Panorama internacional

Japão enviará radares às Filipinas para monitorar abordagens marítimas perto de Taiwan

A principal preocupação dos militares japoneses é um ataque chinês à ilha Taiwan que poderia desencadear um conflito mais amplo chegando a Tóquio, segundo agência britânica.
Sputnik
O Japão está preparando ajuda militar para as Filipinas a fim de proteger as abordagens marítimas e o flanco ocidental de Taiwan, disseram autoridades. Os equipamentos enviados serão de monitoramento e segurança marítima, incluindo radares.
Para ajudar a resolver isso, o governo japonês disse que ofereceria ajuda militar a países com ideias semelhantes, fazendo com que nações como as Filipinas preenchessem lacunas defensivas.
"É muito útil fornecer radares às Filipinas porque significa que podemos compartilhar informações sobre o canal Bashi", disse o almirante aposentado Katsutoshi Kawano, referindo-se à hidrovia que separa as Filipinas e Taiwan.
O canal, é considerado um ponto de "estrangulamento" para os navios que se deslocam entre o Pacífico ocidental e o contestado mar do Sul da China.
Panorama internacional
Filipinas colocam boias em partes do mar do Sul da China para 'proteger suas fronteiras'
Três funcionários do governo japonês envolvidos no planejamento da estratégia de segurança nacional disseram à Reuters que Washington estava aconselhando o Japão sobre o que fornecer porque tinha um relacionamento militar próximo com as Filipinas.
"Estamos no processo de seleção de equipamentos que podem ser usados ​​para monitoramento e segurança marítima. Ainda não sabemos exatamente o que será", disse um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Japão sob sigilo.
O Departamento de Relações Exteriores das Filipinas disse que não poderia comentar imediatamente sobre a ajuda de segurança do Japão ou o acolhimento de tropas japonesas.
Comentar