Ciência e sociedade

Cientistas descobrem na Sibéria fragmento de osso de enorme dinossauro (FOTOS)

Durante a era Mesozoica, entre 66–252 milhões de anos atrás, o território que hoje é parte da atual Rússia era o lar de dezenas de espécies de dinossauros. Muitos deles receberam nomes de locais exclusivamente russos, como o Amurosaurus e o Sibirotitan.
Sputnik
Na zona rural de mineração de carvão na região russa de Kuzbass, na Sibéria, descobriram um grande fragmento de osso pertencente a um saurópode gigante – um grande dinossauro herbívoro, cujos membros mais conhecidos incluem o Brachiosaurus e o Diplodocus, entre outros.
Fragmento ósseo de um enorme dinossauro saurópode encontrado na região russa de Kemerovo
O governador da região de Kemerovo, Sergei Tsivilyov, relatou sobre o achado em sua página no Telegram, postando fotos do fragmento que mede mais de 40 cm de comprimento. O fragmento foi descoberto no cemitério de dinossauros de Shestakovo – o maior local de escavação de dinossauros na Rússia, que tem vários locais na região de Kemerovo e onde muitos ossos de dinossauros, e até ovos, foram desenterrados ao longo de décadas.
"Isto é, sem exagero, uma sensação", escreveu o governador. "Vou recordar que Shestakovo é o único território na Rússia onde as escavações paleontológicas de dinossauros que viveram há 120-140 milhões de anos são realizadas regularmente com o apoio das autoridades regionais", acrescentou.
Fragmento ósseo de um enorme dinossauro saurópode encontrado na região russa de Kemerovo
Cientistas acreditam que os ossos deste saurópode em particular caíram em uma corrente de água, e os ossos ficaram dispersos ao longo do leito do rio, daí a ausência de um esqueleto mais completo. Espera-se que seja conduzida uma busca por fragmentos adicionais.
Comentar