Operação militar especial russa

Exército da Rússia atinge com armas de alta precisão centro de tomada de decisões da Ucrânia

Forças Armadas da Rússia realizaram um ataque em grupo com uso de armas navais e aéreas de longo alcance e de alta precisão contra um dos centros de tomada de decisões das Forças Armadas ucranianas, informou neste sábado (17) o Ministério da Defesa russo.
Sputnik
"Em 16 de junho, as Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque de grupo com armas de baseamento naval e aéreo de longo alcance e de alta precisão contra um dos centros de tomada de decisões das Forças Armadas ucranianas. O alvo do ataque foi alcançado. O objetivo foi atingido", aponta a entidade.
Na direção de Kherson as tropas russas eliminaram até 40 militares ucranianos e duas peças de artilharia autopropulsadas Gvozdika, relatou hoje (17) o tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo.
De acordo com a Defesa russa, nas últimas 24 horas as tropas ucranianas perderam cerca de 600 militares durante as tentativas malsucedidas de atacar em três direções.
O ministério aponta que as forças ucranianas continuam suas tentativas de realizar operações ofensivas nas direções do sul de Donetsk, Zaporozhie e Donetsk.
"Durante os combates na direção de Donetsk, foram eliminados até 340 militares ucranianos, um veículo de combate de infantaria, dois veículos blindados de combate, cinco carros, bem como dois obuseiros D-30", disse Konashenkov.
Em outras direções as perdas da Ucrânia durante o último dia totalizaram mais de 235 militares, quatro tanques, dois veículos de combate de infantaria, 14 veículos blindados de combate, um sistema de artilharia M777 dos EUA, bem como um obuseiro D-20", acrescentou ele.
O tenente-general relatou também que a Força Aeroespacial da Rússia derrubou um helicóptero ucraniano Mi-24 perto de Kramatorsk, na República Popular de Donetsk (RPD). Já os meios da defesa antiaérea interceptaram seis projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars e Uragan, além disso, em várias regiões foram destruídos 16 veículos aéreos não tripulados.
Informa-se também que a aviação tático-operacional e do Exército da Rússia, bem como tropas de mísseis e artilharia, atingiram no último dia dois radares de detecção de alvos aéreos P-18 e um radar de detecção e direcionamento de alvos de um sistema ucraniano S-300.
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022.
Comentar