"É característico que a inundação dos territórios da região de Kherson, planejada pelo regime de Kiev, possa complicar a situação, inclusive por infecções arbovirais. Após a diminuição do nível de água, é possível a formação de focos de doenças transmitidas por mosquitos, principalmente a febre do Nilo Ocidental", disse o tenente-general Igor Kirillov.
Kirillov observou também que os Estados Unidos planejam enviar mosquitos com ajuda de drones para infectar os militares adversários. De acordo com ele, o drone entrega um recipiente de insetos para uma determinada área para libertá-los.
"A picada dos mosquitos pode infectar soldados com uma infecção perigosa, como a malária, por exemplo", explicou.
A extensa rede de filiais do Instituto de Pesquisa das Forças Terrestres Walter Reed dos EUA e do Centro de Ciência Médica da Marinha dos EUA permite que o Departamento de Defesa norte-americano tenha acesso a potenciais agentes de armas biológicas, como a febre de Marburg e Ebola.
De acordo com ele, o referido instituto das forças terrestres tem quatro filiais no exterior equipadas com um elevado nível de isolamento biológico e uma rede de unidades territoriais para amostragem e transporte de cepas. A escala de trabalho com patógenos perigosos é evidenciada pelo número de funcionários de uma filial na Tailândia – de cerca de 500 pessoas. A filial tem subunidades no Nepal, Camboja, e Filipinas, que, por sua vez, trabalham com outros 12 países do Sudeste Asiático.
O tenente-general russo acrescentou também que os Estados Unidos, com o apoio de aliados e buscando maneiras de usar patógenos de doenças infecciosas e de implementar seus planos, permitirão criar focos artificiais para doenças particularmente perigosas.
Riscos inaceitavelmente elevados de acidentes em laboratórios biológicos dos EUA é uma das razões para a sua transferência para território de países terceiros, incluindo a Ucrânia.
Anteriormente, Kirillov já tinha chamado atenção para a morte maciça de aves na reserva natural Askania-Nova na região de Kherson, que ocorreu devido à negligência dos requisitos de biossegurança.