Citado pelo Daily Mail, o almirante e ex-comandante da Marinha britânica, Lord West, afirmou que um quarto das fragatas do país nunca passou um dia no mar em 2022.
Segundo ele, o número de embarcações operacionais era "pateticamente baixo", questionando as capacidades da frota de manter a segurança do país perante as fortes frotas da Rússia e da China.
O oficial também revelou que, das 12 fragatas Type 23, três delas não passaram tempo no mar em 2022, o mesmo acontecendo com seis dos destróieres britânicos.
Lord West declarou que os cortes na defesa, problemas de recrutamento e falta de planejamento estão comprometendo as capacidades da Marinha, que é praticamente incapaz de proteger as rotas marítimas e águas territoriais do país.
"O número de navios que temos é pateticamente baixo. Não temos navios suficientes nas nossas águas territoriais, Zona Econômica Exclusiva ou para garantir a segurança das rotas marítimas, e isso é algo crucial para nosso país", destacou.
Ele também relatou que a Marinha Real não teve dinheiro suficiente por muitos anos e que é muito provável que o país não tenha dinheiro para resolver as falhas existentes na defesa britânica.