A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com os compromissos marcados para Itália há um bom tempo, no entanto, desde o começo foi ventilado que Lula não encontraria com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, "problemas de agenda". Entretanto, agora na "última hora", o presidente resolveu encontrar a premiê, segundo o jornal Valor Econômico.
A reunião com a líder de ultradireita ocorre na tarde de amanhã (21). Antes, a viagem oficial de Lula contava apenas com encontros políticos com o presidente italiano, Sergio Mattarella, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e o Papa Francisco.
Meloni assumiu o cargo de primeira-ministra em outubro de 2022. Ela lidera o primeiro governo de ultradireita na Itália desde o fim da Segunda Guerra Mundial, além de ser a primeira mulher a ocupar o posto.
Segundo a mídia, havia o temor entre interlocutores dos governos brasileiro e italiano de que a ausência de um encontro com Meloni pudesse fomentar a imagem de que diferenças ideológicas entre os dois líderes seriam um empecilho para o diálogo de alto nível entre Estados.
Ainda na Itália, além das autoridades, Lula teve terá um encontro com o sociólogo Domenico de Masi.
De acordo com o Itamaraty, o mandatário brasileiro e o presidente Mattarella tratarão de temas como cooperação na área de Defesa, especialmente na transferência de tecnologia, e do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. O italiano também oferecerá um almoço a Lula e à primeira-dama, Rosângela da Silva.