Panorama internacional

Biden tacha Xi Jinping de 'ditador' após viagem de Blinken à China; Pequim expressa protesto

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou nesta terça-feira (20), que seu homólogo chinês, Xi Jinping, ficou incomodado em fevereiro com o abate do suposto balão espião chinês que sobrevoou os EUA, se referindo a Xi como "ditador".
Sputnik
Os comentários de Biden foram publicados pela Casa Branca um dia após a visita à China do secretário de Estado, Antony Blinken, que se reuniu com Xi e membros da cúpula política, para aliviar as tensões entre os dois países.
O chefe da diplomacia norte-americana, que em fevereiro adiou sua viagem precisamente pelo incidente com o balão chinês, foi o funcionário de Washington de mais alto nível a visitar Pequim desde 2018.

"A razão por que Xi Jinping ficou muito zangado quando derrubei aquele balão cheio de equipamento de espionagem é porque ele não sabia que ele estava lá. Estou falando sério. É muito embaraçoso para os ditadores quando não sabem o que aconteceu", disse Biden nesta terça-feira diante de um grupo de doadores em um evento de arrecadação de fundos realizado na localidade de Kentfield (Califórnia).

Além disso, o presidente americano sugeriu que o balão, qualificado por Pequim como um aparelho de natureza civil, "se supunha que não deveria ir aonde foi" e Xi não estava ciente se seu desvio.

"Quando foi derrubado, [Xi] sentiu-se muito envergonhado e negou que estivesse ali", disse Biden.

Por outro lado, Biden, que na segunda-feira elogiou o trabalho de Blinken em Pequim e afirmou que as relações entre as duas nações estão "no caminho certo", fez um comentário ambíguo sobre o gigante asiático.

"A propósito, prometo [...] não se preocupem com a China. Quero dizer, preocupem-se com a China, mas não se preocupem com a China. Estou falando sério. A China tem dificuldades econômicas reais", afirmou.

Quanto à continuidade dos contatos diplomáticos com Pequim, Biden antecipou em outro evento em São Francisco que seu enviado especial para o clima, John Kerry, poderia viajar à China "muito em breve", diz The Hill.

Reação da China

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores chinês protestou contra as palavras de Biden sobre Xi Jinping.
As declarações do lado americano foram consideradas irresponsáveis e uma provocação pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning em um briefing na quarta-feira (21).

“As declarações dos EUA são altamente absurdas, altamente irresponsáveis, contrárias aos fatos, uma grave violação da etiqueta diplomática, um grave ataque à dignidade política da China e uma clara provocação política. A China expressa forte descontentamento e um forte protesto", disse Mao Ning.

Panorama internacional
Xi Jinping: futuro e destino da humanidade dependem de China e EUA poderem coexistir corretamente
Comentar