Ciência e sociedade

Descobrem na Suécia gravuras rupestres 'únicas' de 2.700 anos (FOTO)

Há dois mil anos, barcos à vela, animais pastando e pessoas caçando e dançando eram retratados em paredes de cavernas. Com o passar do tempo estes desenhos ficaram cobertos por camadas de musgo e posteriormente perdidos no tempo.
Sputnik
Na Suécia uma equipe de pesquisadores identificou durante trabalhos na província sueca ocidental de Bohuslan uma obra de arte antiga. Trata-se de gravuras rupestres, ou petróglifos, que foram feitas há cerca de 2.700 anos, aponta Fundação para a Documentação de Arte Rupestre de Bohuslan, aponta portal Artnews.
As gravuras têm cerca de três metros de altura e ocupam a superfície de uma rocha íngreme que outrora formou a borda de uma ilha, antes do nível do mar cair cerca de 12 metros ao longo de vários séculos.
"O que torna os petróglifos completamente únicos é que eles estão localizados a três metros acima da superfície do solo de hoje", escreve a fundação em comunicado.
Pinturas rupestres encontradas na província sueca de Bohuslan
"Os motivos estão em uma linha uniforme que segue a altura da superfície do mar de aproximadamente 700 a 800 a.C. Os motivos também são estilisticamente consistentes com este período de tempo."
Os entalhos profundos foram feitos batendo pedra contra a rocha de granito, revelando a camada inferior branca e brilhante que teria sido visível por vários quilômetros.
Comentar