Panorama internacional

Altos funcionários dos EUA se surpreendem por Biden tachar Xi de 'ditador', diz mídia

Funcionários de alto escalão da administração dos EUA foram pegos de surpresa pelas declarações do presidente Joe Biden ao presidente chinês, Xi Jinping, tentando explicar em particular que suas palavras não refletem a política oficial de Washington. Tal surpresa foi transmitida na NBC News com referência a fontes.
Sputnik
Biden afirmou na terça-feira (20) que Xi Jinping não tinha todas as informações sobre o incidente do balão e "ficou muito zangado" porque era "muito embaraçoso para os ditadores quando não sabem o que aconteceu".
Os comentários de Biden foram publicados pela Casa Branca um dia após a visita à China do secretário de Estado, Antony Blinken, que se reuniu com Xi e membros da cúpula política, para aliviar as tensões entre os dois países.
Em particular, funcionários dos EUA esclareceram as declarações de Biden, suavizando as coisas com os chineses, dizendo que a descrição de Biden de Xi não reflete a opinião da administração Biden como um todo, disse o relatório.
As autoridades não veem o comentário como um retrocesso ao progresso feito pela recente visita do secretário de Estado Antony Blinken à China, acrescentou o relatório.
As autoridades oficiais também disseram que Blinken está acostumado a Biden fazer comentários fora de cor e não sente que o incidente equivalerá a nada.
Alguns funcionários dos EUA minimizaram o comentário sugerindo que o presidente estava falando em geral sobre ditadores e não destacando Xi, de acordo com o relatório, enquanto outros acreditavam que os comentários de Biden foram intencionalmente direcionados.
Panorama internacional
Biden tacha Xi Jinping de 'ditador' após viagem de Blinken à China; Pequim expressa protesto
Comentar