Panorama internacional

EUA aumentam sua presença militar no nordeste sírio, diz representante especial russo na Síria

Moscou tem dados de que os EUA estão fortalecendo o contingente militar na Síria, disse em entrevista à Sputnik o representante especial do presidente russo para a Síria, Aleksandr Lavrentiev.
Sputnik
"Há tal informação que os EUA estão aumentando seu contingente militar no nordeste da Síria, bem como em Al-Tanf, que tem sido ocupado ilegalmente por eles há muito tempo", disse ele.
Segundo ele, isso pode ser devido ao "endurecimento das posições dos EUA diretamente contra a própria Damasco e às tentativas de aplicar esforços para desestabilizar ainda mais a situação na Síria".
Lavrentiev também observou que os serviços especiais dos EUA continuam a trabalhar na formação de elementos extremistas e radicais em suas bases na Síria para a realização de atos terroristas de sabotagem diretamente no território da própria Síria.

"Talvez isso esteja diretamente relacionado a isso e às tentativas de abalar a situação, mergulhá-la de volta em outra rodada de confronto armado", acrescentou Lavrentiev.

Anteriormente, a agência estatal turca Anadolu, citando fontes locais, informou que os EUA estão transferindo reforços para bases militares na Síria. Segundo fontes na Síria, o comboio incluía veículos blindados, caminhões com munição e caminhões-tanque.
Os dados obtidos no terreno indicam que o Exército dos EUA tem trabalhado desde o final de 2022 na criação de uma nova célula terrorista chamada Exército da Síria Livre no leste da Síria, em torno da base ilegal dos EUA em Al-Tanf, e na zona rural da província de Homs. Os combatentes treinados são enviados para áreas não controladas por Damasco, na província de Raqqa, entre outros lugares.
Panorama internacional
EUA teriam matado um civil na Síria em vez de um líder da Al-Qaeda, relata mídia
Comentar