Operação militar especial russa

Ucrânia sugere estar se preparando para o fim do trânsito de gás da Rússia

O gás, exportado pela Rússia à Europa, passa pela Ucrânia, e o ministro da Energia ucraniano disse à mídia britânica que o contrato de trânsito não deve ser renovado no final de 2024.
Sputnik
A Ucrânia está se preparando para o fim do trânsito de gás da Rússia, disse German Galushenko, ministro da Energia ucraniano, ao jornal britânico Financial Times (FT).
O contrato para o trânsito de gás russo à Europa expira no final de 2024. De acordo com o ministro, é pouco provável que o contrato seja prorrogado.
"Não consigo realmente imaginar como isso poderia acontecer bilateralmente", disse Galushenko, segundo o artigo de quinta-feira (22).
O ministro acrescentou que a Ucrânia estava preparando seus sistemas de transporte de gás para uma redução nos suprimentos. Galushenko acredita que a Europa está pronta para isso porque já "teve que se adaptar a esses cortes e procurar fontes alternativas".
Panorama internacional
Moscou: sanções ocidentais fizeram Rússia redirecionar exportações de hidrocarbonetos para Ásia
Como nota o artigo de FT, trata-se da primeira vez que Kiev sugere que o contrato de gás russo que flui para a Europa através da Ucrânia se encontra em questão. Segundo a mídia, é pouco provável que os políticos europeus renegoceiem o contrato.
A Ucrânia é atualmente responsável por 5% do trânsito de gás da Rússia para a Europa.
Comentar