Panorama internacional

Comandante militar: Irã planeja estender para 2.000 km o alcance de seu novo míssil hipersônico

O Irã planeja aumentar o alcance de seu míssil hipersônico Fattah recentemente desenvolvido em até 600 km, revelou o comandante da Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), Amir Ali Hajizadeh.
Sputnik
A República Islâmica se juntou ao clube de mísseis hipersônicos no início deste mês, após o IRGC apresentar o míssil hipersônico Fattah, adicionando ao arsenal iraniano mísseis de curto, médio e longo alcance.
"O fato de termos construído o míssil Fattah com [o alcance de 1.400 km] não significa que não teremos um míssil com alcance de 2.000 km com essas características no futuro. Este é o seu alcance atual e, no futuro, ampliaremos seu alcance", disse Hajizadeh nesta quarta-feira (22) durante um evento na Universidade Mazandaran, no norte do Irã.
"Hoje", disse o comandante, o Irã "alcançou todas as tecnologias complexas na indústria de defesa", e terá mais "boas notícias para nosso amado povo na área de mísseis" no futuro.
Irã 'despreza' embargo e sanções ocidentais e triplica exportações de Defesa
De acordo com a mídia iraniana, o míssil apresentado no início do mês tem alcance de 1.400 quilômetros e é capaz de penetrar a defesa aérea adversária graças à sua alta mobilidade, enorme velocidade de até Mach 13 (15 mil quilômetros por hora) e grande furtividade para radares.
Comentar