Passagem de navios de guerra dos EUA é qualificada por Pequim como violação do direito internacional e um estratagema para minar a soberania e a segurança da China tem provocado muitas tensões no mar do Sul da China. Apesar de Pequim repetidamente censurar tais ações, Washington insiste que sua força naval permanecerá na área.
O porta-aviões de propulsão nuclear da classe Nimitz visitará o Vietnã de 25 a 30 de junho, e a chegada do navio de guerra norte-americano é programada para marcar o 10º aniversário da parceria abrangente entre as nações, disse Pham Thu Hang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores vietnamita, em uma coletiva de imprensa.
"Como todos sabemos, o Vietnã tem recebido escalas de navios de outros países em portos, incluindo a próxima visita do USS Ronald Reagan. Este é um intercâmbio comum, destinado a contribuir para paz, estabilidade, cooperação e desenvolvimento na região e no mundo", detalhou a porta-voz.
O USS Ronald Reagan é o navio-chefe do Grupo de Ataque de porta-aviões 5 que atualmente opera no mar do Sul da China, de acordo com o Pentágono.
O Mar do Sul da China é uma área altamente reivindicada, já que a China tem mantido disputas territoriais com Taiwan, Indonésia, Malásia, Vietnã, Filipinas e Brunei. A disputa marítima de décadas centra-se em torno de ilhas na zona que têm reservas de fontes de energia inexploradas.