"A Agência de Investimentos do Catar está investindo ativamente capital nas principais empresas russas. A parceria com o Fundo Russo de Investimentos Diretos está se desenvolvendo com sucesso. Vários outros projetos conjuntos no valor de mais de 160 bilhões de rublos, ou 7,2 bilhões de riais do Catar, estão sendo estudados", disse Mishustin durante as negociações com o primeiro-ministro e chefe da diplomacia do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani.
O primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, no encontro com o primeiro-ministro russo.
O premiê russo observou que Moscou e Doha estão expandindo a cooperação na área dos investimentos.
De acordo com Mishustin, a Rússia está pronta para aumentar ainda mais o fornecimento de alimentos para o Catar, inclusive alimentos halal.
"No ano passado, a Rússia aumentou significativamente suas exportações de alimentos e produtos agrícolas para o mercado do Catar, em mais de 50%", afirmou.
Além disso, o primeiro-ministro russo indicou que Moscou considera Doha seu "principal parceiro no Oriente Médio" e espera expandir a cooperação, inclusive no campo das comunicações aéreas.
Mishustin disse ver grandes perspectivas no desenvolvimento do comércio entre a Rússia e o Catar e propôs diversificar o comércio entre Moscou e Doha, "mudar mais ativamente para o uso de moedas nacionais e estimular o lançamento de novos projetos conjuntos".
O ministro das Relações Exteriores do Catar descreveu os laços entre Moscou e Doha como "estáveis" e enfatizou o "papel fundamental" da Rússia na garantia da segurança energética e alimentar no mundo.
O alto diplomata expressou também a esperança de que o conflito na Ucrânia seja resolvido o mais rápido possível.
"O Catar apoia todos os esforços diplomáticos nesse sentido", acrescentou.