Ele comentou assim as palavras do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de que algumas armas que os países ocidentais haviam entregue à Ucrânia já foram encontradas perto das fronteiras de Israel.
"A Ucrânia não tem controle sobre absolutamente nada desde o início ou mesmo antes do início [do conflito]. Não existe nenhuma Ucrânia em termos de tomada de decisões políticas ou político-militares há muito tempo. Todas essas decisões são tomadas em Washington", disse Bruter.
Segundo ele, os Estados Unidos estão bem cientes de que algumas armas se desviam do caminho, mas não se importam com isso, uma vez que isso não represente uma grande ameaça para eles.
O diretor do Instituto de Avaliações Estratégicas e vice-presidente da Associação Rússia-EUA, Sergei Oznobischev, acredita que não há nada de surpreendente no fato de armas ocidentais fornecidas à Ucrânia serem encontradas perto das fronteiras de Israel.
Onde "há muito dinheiro e suprimentos militares colossais, há uma falta de controle adequado", afirma.
"Tenho certeza de que Netanyahu está pintando um quadro que realmente existe, e isso o preocupa. É bom que ele tenha dito isso, porque suas palavras são um sinal para que se comece a reagir. Mas quem e como vai reagir é uma grande questão", disse o especialista.
Oznobischev acrescentou que a recusa de Israel em fornecer ajuda militar a Kiev só pode ser avaliada positivamente, pois Tel Aviv está adotando uma postura sábia e equilibrada, o que "permite que Israel seja um mediador em muitos processos mundiais importantes".
Perguntado pela agência se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pode, assim, fomentar conflitos no Oriente Médio, o especialista observou que "tudo é possível por parte da OTAN".
Em abril, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que as armas entregues à Ucrânia caem nas mãos de terroristas e que as entregas de armas a Kiev apenas prolongam o conflito, causam mais vítimas e destruição de infraestrutura e, por fim, voltam como um bumerangue, afetando a estabilidade na Europa e no mundo em geral.