O fóssil foi encontrado no local de escavação de Pigeon Hill, perto da cidade de Baoshan, na Mongólia Interior, na China. Estava completamente encaixado em uma laje da rocha, permitindo aos pesquisadores uma vista somente do lado. Ainda assim, isso foi suficiente para revelar que o fóssil de dinossauro representava uma nova espécie de terópode.
Chamado Migmanychion laiyang, era um tipo de maniraptora, um grupo de dinossauros coelurossauros que inclui aves e algumas linhagens não aviárias. Maniraptores aparecem pela primeira vez no registro fóssil durante o período Jurássico, e sobrevivem hoje como aves vivas.
Eles são caracterizados por membros superiores longos com três dedos, bem como um osso em forma de meia-lua (semilunar) no pulso.
Gesso fossilizado da mão de Migmanychion laiyang
© Foto / Cretaceous Research (2023)
O fóssil é incompleto, preservando apenas uma mão completa, algumas costelas e um membro anterior esquerdo. Mas revela uma espécie nunca vista de terópodes com uma estrutura de mão única diferente de todos os outros terópodes conhecidos.
Os pesquisadores sugerem que Migmanychion laiyang também é uma resistência da espécie Fukuivenator paradoxus, encontrada anteriormente no Japão.
Eles planejam continuar procurando mais exemplos para classificar com mais precisão as novas espécies.