Panorama internacional

Taiwan: 8 aviões da China se aproximaram da ilha nas últimas 24 horas

O Ministério da Defesa taiwanês relatou a passagem de aeronaves chinesas, que teriam cruzado a chamada linha mediana do estreito de Taiwan.
Sputnik
Oito aviões de guerra da China cruzaram no sábado (24) a linha mediana do estreito de Taiwan e se aproximaram da área marítima da ilha, que abarca uma zona até 24 milhas (44 km) de sua costa, comunicou o Ministério da Defesa de Taiwan.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que, a partir das 08h00, horário local (21h00, horário de Brasília), detectou 19 aeronaves chinesas, incluindo caças J-10 e J-16. Oito delas cruzaram a linha mediana e "se aproximaram" da marca de 24 milhas náuticas, disse. Esta zona contígua não é reconhecida pela China.
Panorama internacional
Taipé responde após aviões da China passarem linha mediana do estreito de Taiwan
Cinco navios de guerra chineses também realizaram "patrulhas conjuntas de prontidão de combate", relatou ainda o ministério.
Segundo ele, a resposta de Taipé foi enviar suas próprias aeronaves e navios e ativar sistemas de mísseis terrestres.
A Força Aérea da China tem voado frequentemente no espaço aéreo ao redor de Taiwan nos últimos três anos. Pequim reivindica a autogovernada ilha de Taiwan como território da China, que será integrada um dia, de uma ou outra forma.
Comentar