Ciência e sociedade

Descobrem em lago na Itália cabeça de estátua que poderia pertencer aos barcos de Calígula (FOTO)

Trabalhadores da Proteção Civil do município italiano de Nemi, situado a cerca de 30 km a sul de Roma, descobriram durante limpeza do leito de um lago a cabeça de uma antiga estátua, que pode pertencer aos navios do imperador romano Calígula, relata a agência Dire. 
Sputnik
Atualmente, não é possível confirmar se se trata de um artefato que fez parte das embarcações do imperador romano. No entanto, o contexto em que o objeto foi encontrado faz os arqueólogos considerarem que é autêntico e que está relacionado com os navios de Calígula. Entretanto, esta hipótese deve ser confirmada por análises minuciosas.

Por sua vez, Alberto Bertucci, prefeito do município, confirmou a possível "importância histórica e cultural do achado", e espera que isso lance nova luz a história de Calígula e seus lendários navios e revele os segredos que se escondem nas profundezas do lago de Nemi.

Cabeça de uma estátua antiga encontrada no fundo do lago Nemi na Itália
Os navios de Calígula são dois grandes embarcações cerimoniais que o imperador romano ordenou construir no ano 40 d.C. para sua vila privada à beira do lago de Nemi, utilizadas para o entretenimento e como exibição de poder.
A história destas embarcações continua sendo um mistério, já que o sucessor de Calígula os afundou, provavelmente por motivos políticos.
Comentar