A exposição final vai colorir as imagens, dando-nos uma melhor visão de Saturno alguma vez tiradas anteriormente. As imagens foram obtidas graças ao espectrógrafo de infravermelho próximo (NIRSpec) da Webb.
Muitas imagens divulgadas mostram Saturno com uma cor mais ou menos amarelada, parecendo uma bolha sobre um fundo escuro. Mas estas imagens do telescópio Webb mostram os anéis de Saturno brilhantes enquanto o próprio planeta permanece sendo cinza escuro na escuridão do espaço.
Saturno visto pelo Telescópio Espacial James Webb
© Foto / © JWST/JWSTFeed
Isso provavelmente tem a ver com os tipos de filtros usados pelo telescópio, já que Saturno e seus anéis emitem luz infravermelha e do infravermelho próximo em diferentes comprimentos de onda.
Outra compilação de quatro imagens mostra os anéis de Saturno igualmente brilhantes, enquanto as bandas de nuvens de Saturno também são visíveis.
Saturno visto pelo Telescópio Espacial James Webb
© Foto / © JWST/JWSTFeed
O cientista planetário Leigh Fletcher, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, liderou a equipe que encomendou o trabalho. Os pesquisadores esperam usar o instrumento NIRSpec da Webb para aprender mais sobre os anéis e luas de Saturno.