Anunciada na terça-feira (27), a suspensão temporária da produção de carros da Volkswagen em suas fábricas no Brasil reflete a "estagnação do mercado" automobilístico do país.
A decisão, segundo o G1, ocorre apesar do programa de incentivo do governo à indústria automotiva, que foi publicado no dia 6 de junho e criou descontos para carros de até R$ 120 mil.
A Volkswagen informou que a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde é produzido o T-Cross, já está com um turno em layoff desde o dia 5 de junho deste ano, com previsão de durar entre dois e cinco meses, enquanto outro turno iniciou paralisação na segunda-feira (26).
De acordo com a empresa, "todas as ferramentas de flexibilização [dentre elas o regime de layoff, férias coletivas e banco de horas] estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o sindicato e colaboradores da Volkswagen".
O último levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), afirma que 84% dos recursos para financiamento do programa do governo para baratear carros de até R$ 120 mil já foram consumidos.
Ao todo, as fabricantes já solicitaram R$ 420 milhões em créditos tributários dos R$ 500 milhões disponíveis para os descontos ao consumidor pessoa física na compra de um veículo zero. Dessa parcela, a Volkswagen teve R$ 60 milhões liberados.