Operação militar especial russa

UE já treinou quase 30.000 soldados ucranianos como parte da missão do bloco, diz Borrell

A União Europeia (UE) já treinou cerca de 30.000 soldados ucranianos e planeja continuar sua missão de treinamento para apoiar Kiev no conflito com Moscou, disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, nesta quinta-feira (29).
Sputnik
"Como sou responsável pelo Fundo Europeu de Paz, pedirei aos líderes que continuem a financiá-lo, é uma boa notícia que já temos 3,5 bilhões [euros] [cerca de R$ 18,5 bilhões] a mais, não apenas para a Ucrânia. E continuamos nossa missão de treinamento, quase 30.000 soldados [ucranianos] [foram treinados]", disse Borrell antes da cúpula da UE em Bruxelas.
Em fevereiro, o bloco europeu prometeu treinar um total de 30.000 soldados ucranianos até o final de 2023, embora a meta inicial fosse de 15.000. Borrell disse no final de maio que já havia alcançado a meta inicial e treinaria os 15.000 soldados restantes em breve.
A Rússia tem alertado os países que fornecem armas à Ucrânia que considera os carregamentos militares como alvos legítimos. Além disso, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) armar e treinar ucranianos equivale a um envolvimento direto no conflito.
Operação militar especial russa
Comandante da OTAN na Europa admite que não há progressos significativos na contraofensiva ucraniana
Comentar