"Em vista do fato de que a Rússia pretende instalar armas nucleares táticas em Belarus, apelamos ainda mais para que a OTAN participe do programa de Compartilhamento Nuclear", disse ele.
O programa de Compartilhamento Nuclear permite que os Estados Unidos transfiram suas armas nucleares para as Forças Aéreas dos países da OTAN em caso de necessidade.
De acordo com o político, as armas nucleares devem ser instaladas na Polônia o mais rápido possível.
"Deve ser, antes de tudo, uma decisão de nossos parceiros americanos, nossos parceiros da OTAN. Declaramos que desejamos uma ação rápida", acrescentou Morawiecki.
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin disse que Moscou e Minsk haviam concordado em implantar armas nucleares táticas em Belarus, que faz fronteira com a Polônia, sem violar os compromissos internacionais.
Putin explicou que a Rússia não está entregando suas armas nucleares para Belarus, mas está fazendo o que os EUA vêm fazendo há décadas.
Os EUA mantêm 100 ogivas nucleares táticas perto da Rússia em seis bases de cinco países da OTAN – Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia.