Ciência e sociedade

Tesouro de metal da Idade do Bronze é achado nos Alpes suíços no local de batalha romana (FOTOS)

Arqueólogos que escavam o vale suíço de Oberhalbstein descobriram um tesouro de metal contendo mais de 80 artefatos de bronze que datam de 1200 a 1000 a.C. ou do final da Idade do Bronze.
Sputnik
Oberhalbstein fica no cantão dos Grisões, a região mais oriental da Suíça, e cerca de 160 quilômetros a sudeste de Zurique.
Em 2021, o Serviço Arqueológico dos Grisões (ADG, na sigla em inglês) lançou um projeto de pesquisa para examinar sistematicamente a paisagem para os restos do conflito entre Roma e os suanetes. O tesouro da Idade do Bronze foi descoberto como parte deste projeto.
O tesouro, que foi descoberto em um campo ao sul de um antigo assentamento em uma rota comercial transalpina, data do século XII ou XI a.C., sendo o maior e mais importante tesouro da Idade do Bronze já descoberto no cantão dos Grisões.
1 / 3
Tesouro da Idade do Bronze descoberto por arqueólogos no Vale de Oberhalbstein, na Suíça.
2 / 3
Tesouro da Idade do Bronze descoberto por arqueólogos no Vale de Oberhalbstein, na Suíça.
3 / 3
Tesouro da Idade do Bronze descoberto por arqueólogos no Vale de Oberhalbstein, na Suíça.
Os artefatos foram encontrados no outono europeu passado, mas apenas recentemente anunciados. Os itens foram intencionalmente danificados para serem inutilizáveis, colocados em uma caixa de madeira, envoltos em couro e enterrados no vale.
A maioria dos tesouros enterrados correspondia a objetos de metal, possivelmente ligados à produção de metal nos Alpes, disseram arqueólogos.
A coleção inclui várias peças de cobre cru, foices, machados, parte de uma serra e peças de joias. Eles foram danificados deliberadamente e "mortos" antes de serem enterrados como oferendas.
O tesouro enterrado fornecerá mais informações sobre a cultura e a economia do final da Idade do Bronze, segundo comunicado.
Panorama internacional
Evidências de acampamento do Império Romano são encontradas na Alemanha (FOTOS)
Comentar