Trump, que promete acabar com o conflito em 24 horas se vencer a eleição presidencial de 2024, sugeriu que quaisquer questões contenciosas devem ser incluídas na agenda de possíveis negociações de paz.
"Acho que a melhor coisa que os EUA deveriam estar fazendo neste momento é estabelecer a paz – reunir a Rússia e a Ucrânia e estabelecer a paz. Vocês podem fazer isso", disse Trump. "Este é o momento de fazer isso, de reunir as duas partes para forçar a paz."
A Reuters escreve que Trump não descartou, durante uma entrevista por telefone, que o governo de Kiev tenha que ceder algum território à Rússia para encerrar as hostilidades.
O ex-presidente descreveu seu objetivo como parar a perda de vidas na Ucrânia.
"Quero que as pessoas parem de morrer por causa dessa guerra ridícula."
Trump considera que o principal obstáculo é a falta de um mediador e negociador competente para ajudar a promover a paz.
O político observou que, se ele fosse presidente dos Estados Unidos, "tudo seria sujeito a negociação".
As autoridades atuais dos EUA defendem a retirada das tropas russas de todos os territórios tomados e se opõem às iniciativas de cessar-fogo.
Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin tem enfatizado regularmente que a Rússia não tem interesse em continuar o conflito na Ucrânia, mas sim em pará-lo.