Em conversa telefônica na sexta-feira (30), o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian, e o secretário-geral da SCO, Zhang Ming, falaram sobre a tendência de cooperação entre os dois lados e a próxima reunião da organização.
Ming observou que, a partir de 4 de julho, o Irã desfrutará de todos os benefícios dessa associação, reservados aos estados membros da SCO.
O principal diplomata iraniano agradeceu ao chefe da SCO os seus esforços e cooperação com vista à conclusão do processo de adesão plena do Irã ao organismo. Ele também reiterou a prontidão de Teerã para participar da próxima reunião da SCO, que será realizada on-line, informou o site do Ministério das Relações Exteriores.
Amirabdollahian também afirmou que estar confiante de que a adesão final do Irã à organização fornecerá ao órgão uma nova e crescente capacidade. Ao mesmo tempo a autoridade anunciou que a apresentação oficial do coordenador nacional iraniano ao secretariado da SCO acontecerá na próxima semana.
Zhang Ming, por sua vez, expressou satisfação com o acesso total do Irã ao organismo e enfatizou que a adesão plena iraniana à SCO será anunciada oficialmente em sua próxima reunião.
O chefe da SCO descreveu ainda o papel do Irã na promoção dos objetivos do órgão como importante, dizendo: "É uma grande honra para mim que o processo de adesão permanente do Irã esteja acontecendo durante meu mandato como secretário-geral da Organização de Cooperação de Xangai.