Os anéis icônicos de Saturno parecem brilhar estranhamente nesta incrível imagem infravermelha, que também revela características inesperadas na atmosfera de Saturno.
Esta imagem serve de contexto para um programa de observação que testará a capacidade do telescópio de detectar luas fracas ao redor do planeta e seus anéis brilhantes.
Quaisquer luas recém-descobertas poderiam ajudar os cientistas a criar uma imagem mais completa do sistema atual de Saturno, bem como do seu passado.
Imagem de Saturno e algumas de suas luas, capturada pelo instrumento NIRCam do Telescópio Espacial James Webb em 25 de junho de 2023
As cores na imagem são convencionais, mas o brilho reflete a imagem verdadeira. Primeiro de tudo, os anéis parecem muito mais brilhantes do que o próprio planeta escuro. O metano gasoso em sua atmosfera absorve quase toda a radiação solar com comprimento de onda de 3,23 mícrones que cai na atmosfera.
Como resultado, os padrões listrados de Saturno não são visíveis porque a atmosfera superior rica em metano obscurece as nuvens.
Além disso, três das luas de Saturno aparecem à esquerda do planeta na visão de Webb: Dione, Encélado e Tétis são visíveis como pontos de luz. Cada uma é do tamanho de um grande estado dos EUA.
Imagem de Saturno e algumas de suas luas, capturada pelo instrumento NIRCam do Telescópio Espacial James Webb em 25 de junho de 2023
"Nós estamos muito satisfeitos por ver o telescópio Webb produzir esta imagem bonita, que é uma confirmação que nossos dados científicos mais profundos resultaram igualmente bem", disse Matthew Tiscareno, o cientista de pesquisa superior no Instituto SETI que conduziu o processo de elaboração desta observação.