Operação militar especial russa

'Inadequados': comandante ucraniano critica veículos blindados da França

Um oficial das Forças Armadas da Ucrânia, com codinome Espartano, destacou a razão da ineficácia ofensiva dos MX-10 RC, citando um incidente em que quatro pessoas morreram em um desses veículos.
Sputnik
As Forças Armadas da Ucrânia criticaram os veículos blindados AMX-10 RC entregues pela França por sua fraca proteção, informa no domingo (2) a agência francesa AFP.
"Eles são usados para apoio de fogo por causa de sua blindagem leve. Seu armamento é bom, seu equipamento de observação é bom. Mas, infelizmente, é a blindagem leve que os torna inadequados [para um ataque]", disse o jornal, citando Espartano, codinome do comandante de um dos batalhões das Forças Armadas da Ucrânia.
O oficial militar ucraniano contou sobre um caso em que toda a tripulação do veículo blindado foi morta em um ataque de artilharia pelas tropas russas.
Panorama internacional
'Pior guerra em que combati': mercenários dos EUA falam de combates infernais na Ucrânia
"Um projétil explodiu próximo ao veículo, estilhaços perfuraram a blindagem e a munição detonou [...] A tripulação de quatro pessoas [...] morreu", relatou ele.
O comandante ucraniano também chamou a atenção para os problemas com a caixa de câmbio do AMX-10 RC, que ele viu como relacionados à condução em estradas não pavimentadas.
Além disso, acrescentou, um mês de treinamento na França não é suficiente para dominar completamente esse veículo blindado.
Comentar