Alemanha diz que transferirá à Ucrânia dezenas de tanques Leopard nas próximas semanas

O ministro da Defesa alemão Boris Pistorius revelou que Kiev receberá uma quantidade significante de tanques enviados por Berlim e Copenhague.
Sputnik
A Ucrânia receberá dezenas de tanques Leopard em um futuro próximo, disse Boris Pistorius, ministro da Defesa da Alemanha, ao jornal polonês Rzeczpospolita.
"Nas próximas semanas, a Ucrânia receberá dezenas de tanques de combate Leopard 1A5 fornecidos pela Alemanha e Dinamarca", falou Pistorius, em declarações citadas no domingo (2).
O ministro detalhou que o novo pacote de ajuda militar de € 2,7 bilhões (R$ 14,12 bilhões) incluía sistemas adicionais de defesa antiaérea IRIS-T.
Operação militar especial russa
Conflito na Ucrânia 'enriquece' indústria de defesa alemã, denuncia mídia
Em fevereiro, Berlim anunciou que transferiria até 180 Leopard 1A5 para a Ucrânia.
As imagens de tanques ucranianos de fabricação alemã fumegando após o início da chamada contraofensiva das Forças Armadas ucranianas causaram grande consternação no Ocidente. Como Pistorius notou em meados de junho, a Alemanha não poderá substituir todos os Leopard destruídos para Kiev, mas aumentará o fornecimento de tanques recondicionados.
Na segunda-feira (3) Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, anunciou que durante a contraofensiva ucraniana de um mês em Donbass e na região de Zaporozhie, as Forças Armadas russas destruíram 920 veículos blindados inimigos, incluindo 16 tanques Leopard, 15 aviões e três helicópteros.
Comentar