Um casal norueguês estava expandindo sua casa quando notou algo estranho saindo do chão. Aparentemente uma espada – e era exatamente isso. Oddbjorn Holum Heiland e sua esposa Anne estavam cavando no quintal de casa em Setesdal, no sul da Noruega, para expandir o imóvel.
"Eu não ia cavar muito, apenas um pouco na encosta atrás da casa para conseguir mais espaço entre a casa e o terreno", disse Heiland ao jornal.
Quando ele removeu a grama e o solo, ele encontrou uma pedra oblonga. Ele não perdeu tempo com a pedra, a colocou de lado e continuou cavando. Quando o balde da escavadeira atingiu a próxima camada de terra, uma coisa de ferro de repente apareceu.
E depois ele percebeu que a pedra que ele removeu poderia ser uma lápide. Ele pesquisou um pouco e encontrou uma espada quase idêntica da Era Viking que foi encontrada em outra parte do país há algum tempo.
Espada da moda da Era Viking
No dia seguinte, o arqueólogo Joakim Wintervoll do município de Agder, e Jo-Simon Frshaug Stokke, do Museu de História Cultural de Oslo, foram ver a descoberta. Certamente, eles poderiam confirmar: um viking foi enterrado no quintal do casal de noruegueses.
Como a espada foi feita permitiu que os arqueólogos dessem uma data para o achado. As duas peças de espada que foram encontradas fazem parte de uma relíquia de 70 cm de comprimento, e a lâmina é de 5 cm no ponto mais largo.
O punho de uma espada é um objeto de moda, e o estilo do punho encontrado em Setesdal coloca-o por volta do final dos anos 800 e início dos 900.
"Mas é o cabo que nos diz que esta é uma espada da Era Viking", explica Joakim Wintervoll.
Armas e joias douradas
O túmulo em Setesdal não continha apenas uma espada e uma possível lápide. Uma lança, uma lança longa projetada para ser usada a cavalo, também havia sido colocada nesta sepultura. Até agora, no entanto, nenhum outro traço sugere que este é o túmulo de um guerreiro da cavalaria.
Decorações da Era Viking acidentalmente descobertas por um casal norueguês em seu jardim em Setesdale, no sul da Noruega
© Foto / Página social oficial de Kulturarv i Agder
Contas de vidro douradas com ouro e uma fivela de cinto também foram encontradas.
"Quando estávamos prestes a colocar a fivela na caixa que vai para o museu, vimos um vislumbre de ouro na superfície, então acreditamos que talvez também a fivela tenha sido dourada com ouro", disse Wintervoll.
E finalmente, um broche também tinha sido colocado no túmulo, o tipo que poderia ser usado para manter uma capa no lugar. É feito de bronze e tinha um típico motivo animal viking.
O túmulo de Setesdal não tem vestígios de um monte, mas a pedra oblonga que Oddbjorn Holum Heiland encontrou provavelmente era uma lápide. Ela foi colocada em cima do túmulo ou colocada em posição vertical. E ali está, há pouco mais de mil anos.