Ciência e sociedade

Casal norueguês encontra túmulo e espada da Era Viking em seu jardim (FOTOS)

Enquanto tentava expandir sua casa, um casal norueguês encontrou um tumulo da Era Viking e uma espada em seu jardim, informou o jornal Science in Norway.
Sputnik
Um casal norueguês estava expandindo sua casa quando notou algo estranho saindo do chão. Aparentemente uma espada – e era exatamente isso. Oddbjorn Holum Heiland e sua esposa Anne estavam cavando no quintal de casa em Setesdal, no sul da Noruega, para expandir o imóvel.
"Eu não ia cavar muito, apenas um pouco na encosta atrás da casa para conseguir mais espaço entre a casa e o terreno", disse Heiland ao jornal.
Quando ele removeu a grama e o solo, ele encontrou uma pedra oblonga. Ele não perdeu tempo com a pedra, a colocou de lado e continuou cavando. Quando o balde da escavadeira atingiu a próxima camada de terra, uma coisa de ferro de repente apareceu.
E depois ele percebeu que a pedra que ele removeu poderia ser uma lápide. Ele pesquisou um pouco e encontrou uma espada quase idêntica da Era Viking que foi encontrada em outra parte do país há algum tempo.

Espada da moda da Era Viking

No dia seguinte, o arqueólogo Joakim Wintervoll do município de Agder, e Jo-Simon Frshaug Stokke, do Museu de História Cultural de Oslo, foram ver a descoberta. Certamente, eles poderiam confirmar: um viking foi enterrado no quintal do casal de noruegueses.
Como a espada foi feita permitiu que os arqueólogos dessem uma data para o achado. As duas peças de espada que foram encontradas fazem parte de uma relíquia de 70 cm de comprimento, e a lâmina é de 5 cm no ponto mais largo.
1 / 3

Uma espada idêntica da Era Viking acidentalmente descoberta por um casal norueguês em seu jardim em Setesdale, no sul da Noruega.

2 / 3

Uma espada idêntica da Era Viking acidentalmente descoberta por um casal norueguês em seu jardim em Setesdale, no sul da Noruega.

3 / 3

Uma espada idêntica da Era Viking acidentalmente descoberta por um casal norueguês em seu jardim em Setesdale, no sul da Noruega.

O punho de uma espada é um objeto de moda, e o estilo do punho encontrado em Setesdal coloca-o por volta do final dos anos 800 e início dos 900.
"Mas é o cabo que nos diz que esta é uma espada da Era Viking", explica Joakim Wintervoll.

Armas e joias douradas

O túmulo em Setesdal não continha apenas uma espada e uma possível lápide. Uma lança, uma lança longa projetada para ser usada a cavalo, também havia sido colocada nesta sepultura. Até agora, no entanto, nenhum outro traço sugere que este é o túmulo de um guerreiro da cavalaria.
Decorações da Era Viking acidentalmente descobertas por um casal norueguês em seu jardim em Setesdale, no sul da Noruega
Contas de vidro douradas com ouro e uma fivela de cinto também foram encontradas.

"Quando estávamos prestes a colocar a fivela na caixa que vai para o museu, vimos um vislumbre de ouro na superfície, então acreditamos que talvez também a fivela tenha sido dourada com ouro", disse Wintervoll.

E finalmente, um broche também tinha sido colocado no túmulo, o tipo que poderia ser usado para manter uma capa no lugar. É feito de bronze e tinha um típico motivo animal viking.
O túmulo de Setesdal não tem vestígios de um monte, mas a pedra oblonga que Oddbjorn Holum Heiland encontrou provavelmente era uma lápide. Ela foi colocada em cima do túmulo ou colocada em posição vertical. E ali está, há pouco mais de mil anos.
Ciência e sociedade
Pinturas rupestres da Idade do Bronze são encontradas na Noruega (FOTOS, VÍDEO)
Comentar