Ontem (3), o ministro da Defesa alemão Boris Pistorius disse em entrevista ao portal polonês Rzeczpospolita que dezenas de tanques Leopard da Alemanha e da Dinamarca chegarão à Ucrânia nas próximas semanas.
"Vi uma vez como mecânicos se sentavam em um Leopard, eles têm medo de entrar lá, porque assim que este equipamento aparece no campo de batalha, tudo é usado contra ele [...] até [armas de] grosso calibre. Também tanques e aviões, absolutamente tudo […] Tanques não duram muito tempo, tal como os veículos de combate de infantaria, absolutamente tudo", disse o militar ucraniano capturado.
De acordo com ele, os soldados russos estão caçando o equipamento ocidental.
"Nós vimos que contra o mesmo alvo, conforme o movimento do veículo, ia constantemente tudo o que pudesse ser lançado", destacou Prikhodko.
Ontem (3), o ministro da Defesa da Rússia Sergei Shoigu disse que os sistemas de defesa antiaérea russos abateram em junho 158 foguetes Himars, 25 mísseis de cruzeiro Storm Shadow e 386 drones ucranianos.
Além disso, forças russas eliminaram 920 veículos blindados, incluindo 16 tanques Leopard, 15 aviões e três helicópteros das forças ucranianas nas regiões de Donbass e Zaporozhie.