Operação militar especial russa

Kiev planeja ataque à usina nuclear de Zaporozhie com armas de alta precisão e drones, diz Moscou

Rosenergoatom, subsidiária da corporação estatal russa de energia nuclear Rosatom, informou que Kiev planeja um ataque com armas de alta precisão e drones à usina nuclear de Zaporozhie (ZNPP, na sigla em inglês) na noite de amanhã (5).
Sputnik
Nesta terça-feira (4), de acordo com o representante da subsidiária da Rosatom, Renat Karchaa, Kiev planeja realizar um ataque no dia 5 de julho à ZNPP usando armas de alta precisão e drones.

"Hoje recebemos informações sobre as quais estou autorizado a falar [...]. Em 5 de julho, literalmente no escuro, à noite, as Forças Armadas ucranianas tentarão atacar a usina nuclear de Zaporozhie usando meios de alta precisão de longo alcance e aeronaves kamikaze não tripuladas", disse Karchaa à emissora Rossiya 24.

A Ucrânia planeja usar na aeronave munição carregada com resíduos radioativos removidos da central nuclear do sul da Ucrânia no dia 3 de julho, acrescentou o funcionário.
A usina nuclear de Zaporozhie é a maior usina nuclear da Europa, com seus seis reatores capazes de gerar até seis gigawatts de energia – o suficiente para abastecer mais de 1,8 milhão de lares europeus médios.
As tropas russas assumiram o controle da maior usina nuclear da Europa em março de 2022. A Desde então, a instalação nuclear tornou-se alvo de repetidos bombardeios de artilharia e ataques de drones.
Operação militar especial russa
Kiev avalia cenários para ações de sabotagem na usina nuclear de Zaporozhie, diz funcionário russo
Comentar