Panorama internacional

Assistência secreta à Ucrânia é supervisionada não pelo Pentágono, mas pela CIA, relata mídia

A ajuda secreta à Ucrânia é supervisionada pela Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), não pelos militares americanos, de acordo com a revista Newsweek.
Sputnik

"Assim, muito do que Washington faz para ajudar a Ucrânia é mantido em segredo e muito do que geralmente é da competência dos militares dos EUA é realizado pela CIA", observa-se na revista.

De acordo com informação da Newsweek, tudo o que for feito deve obedecer às restrições impostas pelo presidente Joe Biden.
Além disso, a inteligência dos EUA confirma que agentes da CIA estão trabalhando na Ucrânia, refere a revista americana, citando um oficial de inteligência de alto escalão.
"A CIA está no terreno dentro da Ucrânia? Sim, mas também não é nefasto."
A revista observa não ter conseguido estabelecer a quantidade exata de oficiais da CIA operando na Ucrânia, mas as fontes da publicação sugeriram que não há mais de 100 pessoas trabalhando no país simultaneamente.
O diretor da CIA, William Burns, viajou para Kiev várias vezes após o início da operação militar russa. Anteriormente (1º), o The Washington Post informou que Burns e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky tiveram uma reunião secreta, durante a qual discutiram os planos de Kiev para recuperar o controle dos territórios perdidos.
Panorama internacional
Ucrânia é livro aberto com CIA, mas quer manter comunicações 'nos bastidores', diz Zelensky
Comentar