Panorama internacional

Como míssil Storm Shadow capturado pode 'simplificar' o trabalho dos militares russos na Ucrânia?

O Reino Unido começou a enviar mísseis de cruzeiro Storm Shadow para a Ucrânia em maio, e Kiev tem usado este armamento para atacar as tropas russas e a infraestrutura civil.
Sputnik
Na quinta-feira (6), forças russas capturaram um Storm Shadow parcialmente intato. A Sputnik falou com especialistas militares para descobrir por que o troféu de US$ 3 milhões pode ajudar significativamente a Rússia em sua operação militar.
A captura de um Storm Shadow pelas tropas russas pode ser de pouca utilidade para os cientistas russos de foguetes que trabalham em mísseis da próxima geração, mas pode ser inestimável para aqueles que estudam maneiras de derrotar o moderno míssil de cruzeiro franco-britânico usando mísseis interceptadores e guerra eletrônica, comentaram à Sputnik dois observadores militares russos.
"Tendo o míssil em nossas mãos, sem dúvida, nos permitirá conhecer de perto seus pontos fortes e fracos, ou, mais precisamente, identificar seus pontos fracos para determinar como combatê-lo de forma mais eficaz do que era feito antes", disse Vladislav Shurygin, especialista militar russo e capitão aposentado do Exército especializado em guerra moderna.
Panorama internacional
Captura pela Rússia de míssil de cruzeiro britânico Storm Shadow é grande vitória, aponta jornal
"Agora ficará claro quais armas podem afetá-los, quais meios de guerra eletrônica podem afetá-los, quais não podem, em quais frequências eles podem ser bloqueados, em quais não", disse o especialista, acrescentando que, essencialmente, a Rússia recebeu um modelo básico da arma.
Dmitry Kornev, fundador do portal Military Russia, concorda com as afirmações de Shurygin, apontando que a análise do míssil pode revelar uma série de pontos fracos, permitindo que engenheiros russos determinem, por exemplo, a direção ideal para atacar o míssil de cruzeiro com um interceptador.
"O próprio fato de sermos capazes de derrubar esses mísseis já é encorajador, porque este é um míssil moderno, quase invisível ao radar, muito perigoso em termos da eficácia de combate. Tem uma ogiva grande e potente, e é altamente precisa, infelizmente. E como já vimos, pode causar sérios danos", ressaltou Kornev.

O que fez o míssil cair e por que ele sobreviveu?

Shurygin enfatizou a importância de o armamento ser capturado, dado que normalmente os mísseis de cruzeiro como o Storm Shadow têm um mecanismo de autodestruição a bordo, projetado especificamente para evitar que eles sejam levados intactos.

Há uma variedade de possibilidades para explicar o que aconteceu com o míssil, desde ser derrubado do rumo pelas defesas russas ou tratar-se de um defeito técnico de fabricação, até a perda de energia por seu motor, disse o analista. Também é praticamente impossível dizer nesta etapa de quem foi o erro que causou a perda do míssil de forma intacta – do fabricante ou das tropas ucranianas que o lançaram, disse ele.

Storm Shadow é um míssil de cruzeiro de 1,3 tonelada, 5,1 metros de comprimento e 0,4 metro de diâmetro com ogiva em tandem de 450 kg projetada para penetrar fortificações pesadas, destruir instalações industriais e junções ferroviárias, colunas de veículos e tropas e, em sua variante antinavio, navios inimigos.
Comentar