De acordo com a NASA, as observações ocorreram em um conjunto de pelo menos dois aglomerados de galáxias, que estão em processo de fusão para criar um "monstro" cósmico.
A lente gravitacional ocorre quando um corpo celeste como um aglomerado de galáxias é suficientemente massivo para distorcer o espaço-tempo, o que faz com que o caminho da luz ao redor do objeto seja visivelmente dobrado, como se fosse por uma lente gigantesca.
O Telescópio Espacial Hubble registrou um aglomerado de galáxias, o eMACS J1353.7+4329, a aproximadamente oito bilhões de anos-luz da Terra, que está em fusão para formar um aglomerado massivo, funcionando como uma lente gravitacional
© Foto / ESA/Hubble & NASA, H. Ebeling
Na imagem divulgada pela NASA, podemos observar um aglomerado de galáxias elípticas, visível como um denso aglomerado de formas ovais, cada uma brilhando em cor de laranja em torno de um núcleo brilhante.
À direita da maior galáxia central, podemos observar uma galáxia ao fundo, esticada em dois arcos finos e conectados pela gravidade do aglomerado.
Diversas outras galáxias podem ser vistas por toda a parte, algumas sendo pequenas espirais. Além disso, uma estrela brilhante com quatro picos pode ser vista à direita.