O portal Axios revelou recentemente que a imagem do presidente de uma figura descontraída de um cara que gosta de usar óculos de aviador e comer sorvete pode na verdade ser uma fachada.
Antigos e atuais assessores do presidente revelaram que o Biden que o público conhece — aquele que sussurra suavemente "isto é o que é" nos discursos — é apenas um dos rostos que o presidente mostra em público. Na verdade, o presidente é tão propenso à raiva que alguns tendem a evitar encontrá-lo sozinho, ou trazer um colega para a reunião como um escudo para se proteger de sua ira.
Segundo assessores do presidente, Biden proferiu comentários ofensivos como: "Por Deus! Como diabos você não sabe?!", "Não me f***!" e "Dê o fora daqui!".
"Não há dúvida de que esse temperamento de Biden é real. Pode não ser tão explosivo quanto o do [ex-presidente dos EUA] Bill Clinton, mas certamente existe", disse Chris Whipple, autor de "A luta de sua vida: dentro da Casa Branca de Joe Biden".
Em seu livro, Whipple escreveu que a ex-secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse a Biden em várias ocasiões que saberia que eles teriam um relacionamento realmente bom e de confiança quando ele gritou com ela pela primeira vez. Whipple acrescentou em seu livro que Psaki "não teria que esperar muito".
Os assessores de Biden indicaram que a raiva do presidente tem interpretações confusas entre as autoridades, algumas das quais veem seu comportamento como uma marca de respeito e que demonstra as altas expectativas que ele tem em relação à equipe.
No entanto, alguns funcionários da Casa Branca detalharam que seus gritos equivalem a um processo de interrogatório no qual o comandante em chefe repreende os participantes até que fique claro que eles não sabem a resposta para sua pergunta. Um funcionário do governo observou que "ninguém está a salvo" da ira de Biden.
Não é a primeira vez que a revolta do presidente vem à tona. Biden abandonou sua imagem legal quando foi pego no microfone chamando o repórter da Casa Branca da Fox News, Peter Doocy, de "filho da puta estúpido".