Ciência e sociedade

Nuvens de metal são encontradas na atmosfera de 'Netuno ultraquente' a 260 anos-luz da Terra

Impressão artística do Planeta Nove como um gigante de gelo eclipsando a Via Láctea central, com um Sol ao fundo. A órbita de Netuno é mostrada como uma pequena elipse ao redor do Sol
Localizado a 260 anos-luz da Terra, o LTT9779 b orbita sua estrela a uma proximidade 60 vezes maior do que a nossa em relação ao Sol.
Sputnik
A LTT9779, também conhecida como TOI-193, CD-38 15670 e HIC 117883, é uma estrela do tipo G8, tem aproximadamente dois bilhões de anos e é rica em metais, tendo duas vezes mais ferro do que o Sol.
Por sua vez, o LTT9779 b foi descoberto pela primeira vez em 2020, sendo 4,6 vezes maior que a Terra e 29 vezes mais massivo.
Sendo assim, o planeta tem uma densidade similar à de Netuno, e sua atmosfera compõe cerca de 9% da massa total do planeta.
Por estar próximo de sua estrela, a força gravitacional sofrida é intensa, além disso o LTT9779 b leva somente 19 horas para realizar uma volta completa ao redor de sua estrela.
Representação gráfica do exoplaneta LTT9779b orbitando sua estrela hospedeira
Representação gráfica do exoplaneta LTT9779b orbitando sua estrela hospedeira
O "ano" de 19 horas levou o LTT9779 b a ser classificado como um planeta de período ultracurto.
O planeta é aquecido pela radiação estelar a 1.727 graus Celsius, podendo assim ionizar os elementos pesados, como o ferro, em sua atmosfera.
Qualquer temperatura acima de 100 graus Celsius é considerada muito quente para as nuvens de água serem formadas, mas a temperatura da atmosfera do planeta devia ser quente demais mesmo para as nuvens feitas de metal ou vidro.
De acordo com os especialistas, o LTT9779 b pode formar nuvens metálicas mesmo sendo tão quente, pois sua atmosfera é supersaturada com silicato e vapores de metal.
"Acreditamos que as nuvens de metal ajudem o planeta a sobreviver no deserto de Netuno quente", afirmou Sergio Hoyer, astrônomo do Laboratório de Astrofísica de Marseille.
Além disso, os especialistas acreditam que estas nuvens de metal refletem a luz e impedem que o planeta se torne ainda mais quente e evapore.
Enquanto isso, ser altamente metálico torna sua atmosfera pesada e mais difícil de ser soprada pela estrela.
Comentar