Em janeiro deste ano, Jason Jones, que trabalha na construção, partiu com sua esposa para um campo na zona rural de East Anglia, no Reino Unido, armado com seu detector de metais Minelab Vanquish 540. A mesma área tinha anteriormente rendido duas moedas de prata medievais e esta visita também não decepcionou.
"Voltei para a área onde as moedas foram encontradas e recebi um sinal alto e, a uma profundidade de apenas duas polegadas, encontrei um objeto de bronze incomum", disse Jones em um comunicado.
Medindo cerca de 5,5 polegadas de comprimento, o objeto é um molde de Pressblech, um objeto usado para fazer peças em folha de metal, que foi fundido em bronze, com um design de alto relevo em seu rosto ligando-o ao século XI e à fase posterior da arte viking.
A ornamentação retrata o que é provável que seja a Yggdrasil, uma árvore sagrada na mitologia nórdica que conecta nove mundos, com uma serpente conhecida como Níhoggr entrelaçada. Uma flor-de-lis forma a cauda da criatura mítica.
De acordo com Nigel Mills, especialista em moedas e artefatos de Noonan, o objeto é de particular importância para sua função e pelo local onde foi descoberto.
"O selo teria sido usado para fazer uma folha estampada de metal fino que exibiria a imagem pressionada", explicou ele em um comunicado.
"Pelo local de achamento, data e design, é possível que o molde fosse usado em um capacete de ferro viking para fazer ornamentação para as proteções faciais."
Além disso, Mills apontou ainda ao The Daily Mail que designs semelhantes aos moldes das urnas vikings podem ser encontrados no capacete de Sutton Hoo, que remonta aos séculos VI e VII.