Panorama internacional

Analista dos EUA prevê que Ucrânia se transforme em 'Estado disfuncional' após vitória russa

A Ucrânia perderá vastos territórios e se transformará em um Estado disfuncional após a vitória da Rússia, disse o cientista político americano John Mearsheimer, em entrevista ao South China Morning Post.
Sputnik

"O que restar da Ucrânia será um Estado disfuncional, que não será capaz de travar uma grande guerra contra a Rússia; e não satisfará os critérios para se juntar à União Europeia ou à Organização do Tratado do Atlântico Norte. Penso que esse será o resultado final", apontou o cientista político.

Segundo ele, a Ucrânia perderia "algumas peças grandes" que equivaleriam a cerca de metade de seu território. Mearsheimer previu que a luta ativa continuaria por mais dois anos.
Além disso, o cientista político dos EUA também pediu ao Ocidente que se preparasse para a vitória "desagradável" da Rússia.
Anteriormente, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, disse que sob nenhuma circunstância mudará o território de seu país para a adesão à OTAN. Segundo ele, Kiev não planeja dar terra por causa do status.
Panorama internacional
Especialista chinês explica por que EUA desistiram da adesão da Ucrânia à OTAN
Comentar