Panorama internacional

Embaixador ucraniano no Reino Unido critica 'sarcasmo insalubre' de Zelensky

O embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadim Pristaiko, criticou a resposta do seu presidente Vladimir Zelensky ao secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, chamando de insalubre o sarcasmo do líder da Ucrânia.
Sputnik
Anteriormente, Wallace disse que a Ucrânia deveria ser mais grata pela ajuda ocidental. Por sua vez, Zelensky, comentando a declaração, disse que poderia agradecer a Wallace todas as manhãs.

"Não acho que esse sarcasmo seja salubre", disse Pristaiko em uma entrevista à Sky News. Segundo o embaixador, não se deve "mostrar aos russos" que há tensão entre os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Ucrânia.

"Eles devem saber que trabalhamos juntos, se algo acontecer, Ben [Wallace] pode me ligar e me dizer tudo o que ele quiser", disse o diplomata ucraniano. Segundo ele, a Ucrânia precisa de apoio dos aliados, mas não espera que eles lutem "por ela", estando Kiev só pedindo equipamento.
A breve rixa entre Zelensky e as autoridades norte-americanas e britânicas veio depois que o presidente ucraniano criticou a Aliança Atlântica na segunda-feira (10) por não fornecer a Kiev um cronograma para a adesão, e acusou o bloco liderado pelos Estados Unidos de não mostrar respeito adequado à Ucrânia.
Operação militar especial russa
'Sucata obsoleta': novo pacote de ajuda australiano a Kiev é duramente criticado por analistas
De acordo com o jornal The Washington Post, a liderança dos EUA ficou "furiosa" com as observações de Zelensky.
Wallace então disse que seria bom se Kiev mostrasse alguma gratidão, acrescentando que seus apoiadores ocidentais "não são a Amazon". Ele também mencionou reclamações de algumas autoridades dos EUA, que lhe disseram que a Ucrânia às vezes tratava os Estados Unidos como um varejista on-line.
Comentar