Panorama internacional

China apela a países ocidentais para pararem de exibir poder militar no mar do Sul da China

O chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Wang Yi, apelou aos países de fora da região para pararem de enviar navios de guerra e aviões para mar do Sul da China, de exibir poderio militar e provocar divergências entre os países regionais.
Sputnik
Wang Yi discursou em uma reunião de chanceleres sobre questões de cooperação do Leste Asiático, realizada em Jacarta.

"Não é preciso novamente enviar tantos navios e aviões avançados para aqui para exibir poder militar, não se deve provocar e usar as diferenças entre os países da região para alcançar seus interesses geopolíticos e certamente não é preciso dar instruções aqui sem conhecer a situação real", ressaltou o diplomata, cujo discurso foi publicado neste sábado (15) pelo Ministério das Relações Exteriores da China.

Panorama internacional
Filipinas acusam Guarda Costeira da China de assédio após incidente em território disputado
A situação na região tem estado muito tensa por causa de passagens frequentes de navios de guerra dos EUA pela zona, que, de acordo com a chancelaria chinesa, violam o direito internacional, minam a soberania e a segurança da China.
Apesar dos protestos de Pequim, Washington tem afirmado que os EUA navegam onde o direito internacional lhes permite fazê-lo.
Comentar