A Coreia do Sul fornecerá à Ucrânia mais detectores de minas e equipamentos de desminagem como parte da sua rodada de assistência militar a Kiev, relatou no domingo (16) a agência sul-coreana Yonhap.
Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul, se reuniu no sábado (15) com seu homólogo ucraniano Vladimir Zelensky em Kiev, onde foi acordado o suprimento de assistência de segurança, humanitária e de reconstrução sob a Iniciativa de Paz e Solidariedade da Ucrânia.
A iniciativa prevê também o fornecimento de equipamentos de segurança adicionais, de acordo com Kim Tae-hyo, vice-assessor de segurança nacional sul-coreano.
"Expandiremos o apoio ao fornecimento militar e, a médio e longo prazo, planejaremos e criaremos cooperação em projetos de defesa entre a Coreia do Sul e a Ucrânia", revelou ele aos repórteres, acrescentando que Kiev também solicitou investimentos de empresas sul-coreanas na construção de fábricas de baterias recarregáveis e veículos elétricos.
A visita de Yoon à Ucrânia ocorreu no final de uma turnê por dois países, que o levou também à Lituânia e à Polônia na semana passada.