Também foi encontrada uma pedreira de calcário, que pode ter sido utilizada para a construção do grande acampamento militar, segundo a universidade.
De acordo com os especialistas, o local pode ser a cidade perdida de Titiakos, uma fortaleza da Guerra Sertoriana (80-72 a.C.).
A Guerra Sertoriana foi a última resistência da facção Mariana após sua derrota na Itália durante a Segunda Guerra Civil de Sula, tendo Quintus Sertorius resistido na Espanha por mais de uma década antes de ser derrotado por Pompeu e Metelo Pio.
A Universidade Politécnica de Madri anunciou a descoberta de um acampamento romano e da cidade celtibérica de Titiakos, na província de Soria, no norte da Espanha
© Foto / Universidade Politécnica de Madri
Imagens divulgadas pela universidade revelaram trechos de uma estrada cortada na rocha com sulcos de rodas causados pela passagem de carroças.
Os especialistas observaram que o acampamento militar teria como objetivo proteger a cidade celtibero-romana no seu lado "mais vulnerável", pois as escavações revelaram elementos bélicos e evidências de conflito, como projéteis.
Celtibéria é uma região no atual centro-norte da Espanha que foi habitada a partir do século III a.C. por tribos que se acredita serem de ascendência celta e ibérica.