"A recusa da OTAN em mitigar adequadamente as preocupações reais de segurança de Moscou foi um dos maiores erros da organização. […] Outro erro crítico da Aliança do Atlântico Norte foi sua assistência apressada a Kiev após os protestos de Maidan em 2014, que foi construída sem uma compreensão profunda da complexa dinâmica interna da nação. […] Um erro de cálculo fundamental foi a incapacidade da OTAN de prever e avaliar as consequências prováveis de suas ações na Ucrânia em nome da 'vitória'", disse o jornalista.
Segundo Naderi, as falhas estratégicas da OTAN e a avaliação incompetente de seus resultados fizeram com que o conflito ucraniano se arrastasse. Entre eles, acrescentou Naderi, um fracasso notável foi a incapacidade do bloco de ouvir as preocupações da Rússia e apoiar os esforços da China para um acordo pacífico.
Moscou tem repetidamente notado que a Organização do Tratado do Atlântico Norte visa o confronto. Segundo salientou o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov, a expansão do bloco não trará mais segurança à Europa.