Segundo o portal, oficiais de Washington ainda estão com dúvidas sobre o envio das aeronaves às forças de Kievno momento em que a Ucrânia lançou sua contraofensiva tão esperada contra a Rússia.
"Neste momento, as condições para a implementação dos F-16 [...] provavelmente não são ideais", afirmou o tenente-general Douglas Sims II, diretor de operações do Estado-Maior Conjunto do Pentágono.
O oficial também afirmou que o Pentágono acredita que a Rússia ainda tenha capacidades antiaéreas suficientes para conter os caças F-16, dessa forma, a aeronave americana não teria um impacto significativo no campo de batalha.
Apesar do entusiasmo dos países europeus em fornecer aeronaves e treinar pilotos ucranianos, a administração Biden não demonstrou seu compromisso em permitir que os operadores europeus dos caças F-16 transfiram as aeronaves a Kiev.
O portal ressalta que Washington vai requerer um motivo convincente e garantias otimistas de um possível sucesso para transferir os F-16 à Ucrânia.
Por fim, o oficial do Pentágono afirmou que as condições no campo de batalha mudam rapidamente e as futuras mudanças vão ditar como os caças americanos serão empregados.