Operação militar especial russa

Pentágono contempla que a Ucrânia levará 'anos' a igualar o poder aéreo da Rússia

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA avaliou que Kiev terá uma luta "longa, difícil e sangrenta" contra as defesas das forças russas.
Sputnik
Para equiparar as capacidades militares ar-ar da Ucrânia às da Rússia, seriam necessários anos de investimento financeiro e treinamento de pilotos, avisou na terça-feira (18) Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos.

"Dez [caças] F-16 custam US$ 2 bilhões [R$ 9,62 bilhões], enquanto os russos têm centenas de caças de quarta e quinta geração. Então se nós tentarmos conseguir paridade com a Rússia, um para um ou até dois para um, estamos falando de muitas aeronaves. Isso levará anos para treinar pilotos, anos para fazer a manutenção e sustentação, anos para gerar o nível de apoio necessário para fazer isso", disse Milley em uma coletiva de imprensa do Pentágono.

Por causa disso, apontou, os EUA estão concentrados em fornecer a Kiev capacidades de defesa aérea.
Operação militar especial russa
Condições não são ideais para implementar caças F-16 na Ucrânia, diz Pentágono
Mille sublinhou que não estava inclinado a considerar as ações dos militares ucranianos como um fracasso, mas destacou as linhas de defesa significativas das forças russas. Na sua opinião, a contraofensiva da Ucrânia será "longa, difícil e sangrenta".
Comentar