Ciência e sociedade

Alinhamento misterioso é formado por fantasmas de estrelas mortas no espaço (FOTO)

Restos fantasmagóricos de estrelas mortas se alinharam misteriosamente da mesma forma na Via Láctea.
Sputnik
As nebulosas planetárias de um determinado tipo parecem estar alinhadas da mesma forma, quase paralelas ao plano galáctico.
De acordo com o Science Alert, o fenômeno foi detectado, pela primeira vez, pelo astrônomo Bryan Rees, da Universidade de Manchester.
Contudo, recentemente uma equipe de investigadores, incluindo Rees e os astrofísicos Shuyu Tan e Quentin Parker, da Universidade de Hong Kong, acredita estar perto de revelar o motivo desse alinhamento, que estaria ligado ao ambiente magnético na região.
Colagem mostra 22 nebulosas planetárias alinhadas em um padrão espiral por ordem de tamanho físico aproximado
A equipe analisou 136 nebulosas planetárias na protuberância galáctica da Via Láctea, a região de estrelas muito compactas localizada no centro da maioria das galáxias espirais, descobrindo que as nebulosas que apresentam este alinhamento são aquelas em que o binário se encontra em uma órbita consideravelmente pequena e apertada.
Os especialistas acreditam que estas pistas possam ajudar a desvendar a história da formação da galáxia.
Além disso, os especialistas sugerem que a explicação plausível para o acontecimento são os campos magnéticos, pois podem ter sido fortes o suficiente para manter os binários alinhados muito antes da formação das nebulosas planetárias.

"A formação de estrelas na protuberância da nossa galáxia é um processo complexo que envolve diversos fatores como a gravidade, turbulência e campos magnéticos. Até agora, faltavam evidências de qual desses mecanismos pode causar a ocorrência deste processo e esse alinhamento seja gerado", afirmou Albert Zijlstra, astrofísico da Universidade de Manchester.

As nebulosas planetárias são restos de estrelas como o nosso Sol que chegam ao fim da sua vida e ejetam o seu material exterior antes de o núcleo entrar em colapso e se transformar em resto estelar conhecido como anã branca.
Comentar